15 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte I



Na maioria das vezes é ótimo ser mulher. Porém, para ficar ainda mais bonita, toda mulher precisa sofrer um pouquinho. E em muitos momentos sofre, sem receber nada em troca, seja por amor, ou por uma unha quebrada. Um dos principais sofrimentos e acredito que questionamentos que toda mulher tem, é durante o seu período menstrual. Nessa matéria, extraída da Revista Capricho, edição N°887 de 2002, você tirará todas as suas dúvidas dessa tortura (ou não!) de todos os meses. Eu a separei em quatro partes, e aí vai a primeira. Acabe com suas dúvidas!



1. O que é menstruação?
Quando a mulher não engravida, o organismo expele o óvulo que estava no útero e não foi fecundado. Com ele, vai o endométrio, a camada que reveste útero.

2. Quando sangue uma garota perde durante a menstruação?
Os médicos calculam uma média de 80ml, menos da metade de um copo de requeijão.

3. O sangue da menstruação é sempre vermelho?
Nos dias quem que o fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café; quando aumenta, pode adquirir um tom vermelho-vivo; E, nos dias em que o fluxo é muito intenso e sai em forma de coágulos, fica cor de vinho.

4. Menstruação tem cheiro?
O sangue não tem cheiro. Mas quando passa pelo canal da vagina entra em contado com bactérias e ganha um odor característico. Se ele é muito ruim, pode indicar alguma infecção.

5. Por onde sai o sangue de quem é virgem?
O hímen tem um orifício capaz de dar vazão ao sangue.

6. Posso fazer ginástica?
Pode. "O exercício libera endorfina, que funciona como um analgésico natural", diz Maria Gaspar Nunes do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo.

7. Posso transar menstruada?
Pode. Como a vagina fica lubrificada demais, a sensação de contato entre o pênis e a vagina diminui. Menstruada ou não, tem que usar camisinha.

8. Há risco de engravidar?
"Casos assim só aparecem em livros", diz Mara Diêgoli, da clínica ginecológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso significa que existe a possibilidade, mas ela é raríssima.

9. É verdade que, na piscina o sangue não desce?
O que acontece é que na água, se estive gelada, contrai os vasos, o que dificulta a vazão do sangue. Quando você sair da água tudo volta ao normal.

10. Quem toma pílula também menstrua?
A única diferença é que quem toma pílula não expele o óvulo durante a menstruação. A quantidade se sangue e as cólicas também diminuem.

11. Tomar pílula sem intervalo interrompe a menstruação?
Sim. Se a ideia é atrasar a menstruação por causa da viagem de formatura, não há problema, mas não é pra fazer isso toda hora. "O corpo da adolescente está aprendendo a menstruar. Não é bom interromper." avisa Iara Linhares, ginecologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 


Espero que essas dicas tenham servido muito, aguarde as outras partes.

Uma reportagem de Tatiana Schiboula.

2 comentários:

  1. Que coisa tão chata... ainda por cima o meu veio hoje =P *

    ResponderExcluir
  2. É sempre chato, mas é necessário para saúde de toda mulher. Que bom né? Sinal que está tudo bem com o seu corpo.

    ResponderExcluir