30 de agosto de 2011

Dúvidas: Período Menstrual - Parte IV

Acredito que (quase) toda mulher sofra de cólica, e muitas vezes não sabemos mesmo o que fazer quando esse terrível vilão da menstruação nos afronta, a TPM também, para quem não entende o que é ou o que se passa, ficará sabendo a agora e acabará com todas as suas dúvidas. Essa é a IV e última parte da matéria Dúvidas: Período menstrual. Fique ligado!


24. Cólica é igual à TPM?
Não. A menina tem cólica quando já está menstruada. Os sintomas da TPM aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem como mágica, assim que ela desce.

25. Existe alguma receita caseira pra combater a cólica?
"Chás quentes ou bolsas de água podem ajudar", explica Márcia Gaspar Nunes, ginecologista. Mas, se quiser combater a causa do problema, tem que tomar remédios. Os mais indicados são anti-inflamatórios não-hormonais (como o Ponstan) ou antiespasmódicos (como Buscopan e Atroveran). "Evite medicamentos com ácido acetilsalicílico (como Aspirina), que aumentam o fluxo sanguíneo", acrescenta Cláudia.

26. Só adolescente tem cólica?
Não. Mas elas costumar ser mais frequentes e intensas durante a adolescência até os 25 anos.

27. Menstruação dá diarreia?
Algumas meninas podem ter diarreia na menstruação. O útero libera uma substância chamada prostaglandina, que provoca contrações musculares - por isso a cólica - e também pode alterar o trânsito intestinal.

28. Como saber se eu tenho tensão pré-menstrual?
Se essas mudanças de humor, irritação ou depressão só aparecem dias antes da menstruação e desaparecem no dia em que você fica menstruada, pode ser TPM. Inchaço e dor nos seios, dor de cabeça, inchaço na barriga e uma vontade louca de comer doces também são sintomas. Na adolescência a TPM é menos frequente que em mulheres adultas. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que apenas 2.9% das meninas entre 10 e 19 anos sentiam a TPM em sua forma mais intensa. 48.3% não tinham nenhum sintoma do problema.


Extraído da Revista Capricho edição n° 887

3 comentários:

  1. Então como explicas as raparigas que parece que estão com TPM o mês inteiro? rsrsrs

    beijo**

    ResponderExcluir
  2. Eu sou vítima da TPM mas só tenho cólicas eventualmente.

    Bacana o post, bem esclarecedor.

    Um beijo.

    ResponderExcluir