17 de outubro de 2011

O ENEM tá chegando por aí...

Foto: Blog do Dito
Todos nós sabemos que o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) está se aproximando, e será realizado nos dias 22 e 23 de Outubro, há menos de uma semana. E para os que ainda estão se preparando, o ideal é prosseguir com os estudos e não deixá-los para última hora. Eu retirei da Revista Capricho (N° 1065) duas dicas valiosas para você que quer se informar cada vez mais. Fique ligado!

  • O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova muito mais de conhecimentos gerais, apesar de fazer um apanhado do conteúdo do ensino médio. Ou seja, além de todas as matérias da escola, esse exame também cobra noções de política internacional e ecologia. Se você não tem costume de ler jornal todos os dias, vá aos poucos: comece pelas manchetes, depois leia uma ou duas matérias. Outra opção é ouvir as rádios de notícias no carro dos seus pais ou pelo celular. Sem perceber, você vai ficar cada vez mais por dentro do que está rolando.
  • Se você acabou de ser informado com antecedência, uma opção é ler nos dias anteriores ao ENEM, editoriais de jornal ou alguma matéria grande de revista. Essa leitura de última hora ajuda muito a ganhar concentração para a prova, que é longa e cheia e detalhes e textos.

E uma dica importante: 
Aproveite esses últimos dias para refazer as questões dos anos anteriores, sempre cronometrando o tempo total que você precisará para realizar as provas, é muito fácil encontrá-las na internet. Nesse site você encontra várias delas disponíveis.
Outra coisa, fique atento ao horário de entrada* e nas instruções  contidas nas provas, que serão realizadas em dois dias.

*Como o Horário de Verão já está em vigor, verifique se a sua cidade possui. Se não, lembre-se de chegar ao local das provas uma hora antes, para não correr o risco de ser barrado, pois o que vale é o Horário de Brasília.

Veja mais em enem.inep.gov.br/
Espero que as dicas tenham ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário