15 de novembro de 2011

Usar maquiagem vencida faz mal?

Nós mulheres a-d-o-r-a-m-o-s maquiagem, e muitas vezes nem notamos o prazo de validade no rótulo e tal. E que atire o primeiro batom quem nunca usou algum cosmético vencido. Eu por exemplo, já usei, várias vezes, mas digo à vocês que sinceramente, que não sabia o quanto isso faz mal. 

foto: wehearit
Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas com mulheres acima de 16 anos constatou que nove entre dez delas usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas. Isso é bastante arriscado, porque contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservante. Mas a quantidade desses ingredientes só garante a inteira qualidade do produto até um certo limite de tempo. Ou seja, depois disso o caminho está livre para os microrganismos fazerem a festa no batom, no rímel, na base. O resultado são alergias e infecções, como o sapinho e a conjuntivite, alerta a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido pode ser ainda mais grave.

Veja a data de validade de alguns produtos abaixo:

foto: Sementes Aleatórias


Quem deu as informações: saude.abril.com.br | minhavida.com.br

E aí, aprenderam a lição? Que tal agora fazer aquela limpeza na necessaire e jogar fora tudo aquilo que não te serve mais que está fora do prazo de validade? Valerá bem mais à pena.

às terça-feira, novembro 15, 2011

0 comentários:

Postar um comentário